segunda-feira, 12 de março de 2012

Como melhorar os efeitos da musculação?




Felizmente a musculação ganhou um espaço no mundo fitness e conta com muitos adeptos, incluindo um novo público que são os idosos, estudos comprovaram que a musculação é o esporte mais completo e eficaz se tratando do público da melhor idade. Porém, creio que seja o esporte que mais causa dúvidas, envolvendo tabus e mentiras, tanto em relação aos treinos, quanto em relação à dieta.
A musculação pode ser usada para diversos objetivos: ganho de massa corporal magra, eliminação de gordura, fortalecimento muscular ou manutenção, porém, a alimentação correta é de extrema importância para qualquer um desses objetivos, pois sem ela, os resultados geralmente não vêm. Então, da mesma forma que as pessoas dedicam-se aos treinos e na frequência na academia, devem se dedicar à dieta: planejando-a, se organizando nas compras e horários, para que possam ser bem sucedidas.
Um dos grandes problemas que encontramos em academias é o uso indiscriminado dos tão famosos suplementos. Muitas pessoas, compram suplementos antes de realizar a matrícula na academia e o pior na maioria das vezes são indicados por pessoas sem conhecimento ou até mesmo por vendedores, e não fazem ideia do mal que tais produtos utilizados sem orientação pode causar ao organismo. É fato que sem um treino forte e orientado e uma alimentação adequada, o suplemento pode não ter a eficiência esperada,  ou até mesmo resultados contrários daqueles prometidos. Por esse motivo é tão importante procurar um profissional habilitado para equilibrar alimentação ao uso dos suplementos, que não devem ser utilizados como substitutos de refeições e sim como um complemento, desta forma conseguimos obter sucesso nos resultados esperados. Quando o objetivo é o emagrecimento, a dieta deve ter um valor calórico reduzido, porém é muito importante que a ingestão nutricional seja equilibrada, rica em proteínas e carboidratos bons, afinal, se a pessoa reduz demaiscalorias e consequentemente nutrientes, irá perder força, resistência e usar músculos como fonte de energia na recuperação o que não é o adequado e o esperado quando iniciamos um programa físico. Essa carência nutricional, também pode ocasionar câimbras, intensas dores musculares e algumas lesõe recorrentes. O praticante deve se programar para comer pequenas quantidades de alimentos de 3 em 3 horas, melhorar a qualidade das refeições e evitar fast-foods, massas gordurosas, refrigerantes e doces. Quem pratica musculação para emagrecer, deve caprichar nas frutas, legumes e verduras, carnes magras, laticínios desnatados e cereais integrais. Quando o objetivo é ganho de massa livre de gordura, a disciplina deverá ser a mesma e a quantidade de calorias maior do que se gasta, senão, não há ganho de massa muscular. O que não quer dizer que esse indivíduo pode comer tudo o que quiser, afinal, se ele fizer isso aumentará seu peso total, podendo dar uma falsa impressão de estar mais forte, sendo que nas Avaliações Físicas´que são tão importantes serem feitas com regularidades, podem ser constatados o grande índice de percentual de gordura, o que não é nada saudável. Então, o esquema para este indivíduo é o mesmo, o que irá mudar é a quantidade de alimentos e divisão dos nutrientes. Por exemplo, esse indivíduo poderá consumir mais gorduras daquele que quer emagrecer, desde que sejam gorduras boas, e mais carboidratos, desde que sejam os carboidratos que fazem bem ao nosso organismo. Esse tipo de praticante, com o passar dos meses, poderá necessitar de algum tipo de suplementação devido à evolução de sua série, para melhorar os resultados e aumentar a força, porém, eles só devem ser indicados por um nutricionista, que avaliará toda a rotina alimentar, fazendo a combinação mais adequada para seu objetivo.
Lembrando que uma alimentação correta é indicada para qualquer pessoa, praticante ou não praticante de atividades físicas, sendo que para os praticantes devemos dar uma atenção especial pelo desgaste ocasionados pelos treinos que variam de intensidade de aluno para aluno. Então, se você é praticante de musculação e possui algum objetivo, saiba que a alimentação adequada ao seu tipo de treino fará um grande diferencial, pois ela ajudará você a atingir seus objetivos bem mais rápidos e com isso melhorar sua motivação.
Bons treinos!

Um comentário: