segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Valor das fibras na alimentação

As fibras são consideradas como parte vital de uma dieta saudável por possuírem propriedades importantes e benéficas ao organismo, estando presente nos vegetais, frutas, cereais, nozes e grãos, principalmente nas cascas. São resistentes às enzimas que digerem os alimentos, tornando-se indispensáveis como fonte de energia.
Cada tipo de fibra tem um papel diferente na digestão. As fibras insolúveis (pão integral, cereais, arroz integral, aveia, farelo de trigo) aumentam o volume e a umidade das fezes. Elas previnem e aliviam, portanto, a constipação ao reter água no intestino. O maior volume reduz a pressão no intestino que, conseqüentemente ajuda a prevenir a diverticulite.
As fibras solúveis (feijão, lentilha, ervilha, aveia, laranja, maçã) têm pequeno efeito na evacuação. Entretanto previnem a reabsorção do colesterol encontrado na bile, que é usualmente reabsorvido pelo corpo.Elas previnem esta reabsorção a fim de que mais colesterol seja perdido nas fezes e menos colesterol retorne para a corrente sanguínea.Isto pode ser importante na prevenção de doenças coronariana.

As fibras possuem efeitos benéficos, tais como:
  • Estimulam a mastigação e assim a secreção de saliva e suco gástrico;
  • Promovem uma sensação de saciedade;
  • Aumentam o bolo fecal e absorvem água, tornando as fezes mais macias;
  • Diminuem os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos;
  • As fibras solúveis atrasam o esvaziamento gástrico tornando mais lenta a digestão e reduzindo a absorção de nutrientes como a glicose e gorduras.
Uma dieta saudável compreende a ingestão de 25 a 30g/dia de fibras associada a uma adequada ingestão de água (2 litros/dia) (Irleide Bitencourt)


Nenhum comentário:

Postar um comentário